Pesquisa

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Sinceridade "Ante Mortem"

 Estamos sempre preocupados se as pessoas são honestas em suas ações. No trabalho, é comum um colega ou outro levantar fofocas bizarras muitas vezes com intenção de criar um ambiente de humor e outras vezes pelas costas "puxando o tapete". Na mídia a situação não é diferente, sendo que estamos cansados de ver blogueiros, Jornalistas, e até repórteres por acaso falando da vida alheia com uma conduta desonesta, pois muitos nem procuram saber a verdade, pois o que interessa é a notícia e a polêmica, isto é errado, e maldoso pois podem ocorrer consequências nisso. Nas igrejas também existe a mesma situação onde fieis querem ter mais fé que outros e acabam por procurar a qualquer custo fazer milagres ou realizar dons, sem saber o que realmente acontece dentro do seu corpo.

Quem nunca chegou em uma igreja evangélica com aquela gritaria em que a maioria fala em supostas línguas?

Eu já, e afirmo que isto é desonesto, pois segundo pastores evangélicos este dom é edificado/direcionado somente a comunicação com seu deus, então por que muitos recebem este suposto dom? Mentirinha só para se enturmar?

Socialmente as pessoas precisam se igualar em suas ações. Se as pessoas em um grupo não possuem comportamento igual a todos deste grupo ela é excluída, não precisamos ser psicólogos para saber disso, pois é natural. Exemplo disso é o jovem nas escolas, que seguem uma tribo para se socializar. 

Religiosos é uma tribo? Prefiro dizer que religiosos agem como qualquer pessoa, e só consegue se socializar com outros religiosos por isto a necessidade de fazer o mundo se converter ao seu dogma, sendo que isto ajuda até nos negócios dentro da igreja. O melhor marketing é "Nossa comunidade é ligada a deus", e isto tem funcionado bem para que homens como Edir Macedo-IURD, e Valdemiro Santiago - IMPD, Silas Malafaia -VC, e outros centenas de religiosos que vendem CDS e Livros gospel fiquem milionários as custas de fiéis e principalmente do nome do deus que eles cultuam, afinal como saber que o suposto deus gosta desta conduta? Estas pessoas veem a sociedade religiosa como um ótimo negócio, para toda a vida. Toda igreja parece partido político que também é um bom negócio. A política sempre cria uma filosofia que atrai pessoas compatíveis a tal sistema de regras e valores, isto dá mais dinheiro que inventar programas operacionais ou que toda a agricultura no mundo, pois não há imposto a pagar, e têm trouxa para tudo, não é mesmo?

Diante disso que mencionei e vocês devem estar cansados de ver matérias no blog do Paulo Lopes sobre as artimanhas religiosas irei mencionar algo que talvez muita gente não tenha refletido sobre:

Religiosos dizem que pessoas sofrem dificuldades por não ter tanta fé como deveria em deus.

Este pré julgamento é malicioso, pois quando alguém diz isto ou algo parecido é por que não pensa que as pessoas podem ser sinceras em um momento específico, mas não raro da vida.

Como saber ser uma pessoa está sendo sincera?
Eu tive experiência nos meus estágios há uns 10 anos atrás, quando fiz um curso que não segui de Técnico de Enfermagem. Eu gostei das técnicas e não da ética, pois ninguém segue a sagrada ética de enfermagem então abandonei, mas isto não vem ao caso. Como estagiário, eu cuidei de centenas de pacientes em hospitais como Hospital Regional de Osasco-SP nos setores de Geriatria, Ortopedia, Infectologia, Psiquiatria, Pediatria, Pronto Socorro, UTI, Centro Cirúrgico e meu preferido a Maternidade onde a vida jorra constantemente. A experiência que irei contar é sobre uma paciente/cliente que iria colocar no nome de Al., pois é as duas primeiras letras do nome dela. O setor é Geriatria, um dos lugares no hospital que adquirimos mais prazer pela vida diante das estórias dos idosos em relação a tudo que viveram.

Religiosos gostam de testemunho? Então, vejam como é o testemunho de um ateu.


Vou contar o que ela me contou antes de conhecê-la. 
Al, uma senhora mãe de 1 filho e que veio para São Paulo aos 12 anos da Bahia, e se casou aos 16. Com 45 anos de idade ela descobriu ser portadora de um tumor na mama, como milhares de mulheres no mundo têm esta trajetória de mudar da terra natal, e casar-se, formar família e descobrir uma patologia oncológica. Fez tratamento e com toda a fé em deus, sendo muito evangélica, acabou por conseguir uma suposta cura por 5 anos. 
Al. infelizmente aos 50 anos acabou por descobrir em um exame pelo SUS no hospital IBCC que metástases surgiram no fígado e encéfalo, isto um ano antes de eu a conhecer, e após o tratamento para tentar vencer os focos do tumor, não vou detalhar muito, a oncologia diagnosticou fase terminal. Conheci-a em meu primeiro estágio em geriatria ela foi minha paciente, eu administrava os medicamentos para dor, pois o tratamento era paliativo. O marido e família a levaram no HRO-SP devido a urgência de cuidados e observação mais precisa. Em um sábado fiquei sabendo sobre o que descrevi acima, e no domingo ela me contou sobre sua fé e sobre seu filho e família: "Eu irei morrer aqui feliz, mesmo com dores por que deus está comigo, se ele quiser VAI ME CURAR, pois minha fé é imensa, e gostaria com todo meu coração que deus me curasse para que eu pudesse viver mais com minha família, faria qualquer coisa que fosse preciso..." 

Uma situação que anos mais tarde iria presenciar como filho, mas que ela já estava me preparando sem saber, pois Al. dizia que eu parecia com o filho dela que não visitava ela a muito tempo devido a uma briga. Na outra semana quando retornei, ela recebeu a alta e foi para casa, feliz, com a convicção que havia melhorado, pois deus era bom, e com toda a sinceridade que ela tinha no coração como ela dizia. Na minha última semana de estágio, haviam se passado dois meses, ela retornou situação de obstrução de artérias do fígado e imensos nódulos no cérebro, e a fé continuava. Na noite de sábado no final do meu plantão ela estava falando baixinho, eu cheguei perto e perguntei o que ela precisava, e ouvi o seguinte: "Senhor, como antes lhe pedi e de acordo com a sua palavra faça um milagre em minha vida, pois quero viver aqui com minha família..."
 Al. começou perder os sinais vitais e chamei o doutor e fizemos todos os procedimentos possíveis e chegaram mais dois doutores, e o óbito foi as 21:45 eu me lembro como se fosse ontem, a sensação é a pior.

Um ano depois me formei nas Técnicas de Enfermagem e não abandonei a carreira depois de um ano e meio. Pois a ética e o juramento infelizmente não é cumprida pela maioria dos que se dizem profissionais de saúde.

Após isto, eu comecei a pensar sobre a vida, sobre minha fé, e a utilidade disso, e me perguntei "o porquê acreditar?" Era inútil mesmo, estava em um momento ruim como todo mundo tem. E comecei a refletir sobre todos os casos de pessoas que eu vi morrer e que lutei pela vida delas, e só me vinha uma coisa:

Qual a verdade em barganhar com deus antes de morrer esperando um milagre?

Eu refleti no seguinte,  de acordo com o conhecimento que tinha sobre o evangelho:
Deus fará milagres na vida dos seus amados se nos arrepender dos nossos pecados, se tivermos fé/acreditar, ou se dedicar a alma para Deus, está no Velho e Novo Testamento da Bíblia em vários livros:

Arrepende-se, dos pecados, e ora a Deus, para que possa ser perdoado o pensamento do seu coração; (Atos 8:3)

Entrega o seu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará. ( Salmos 37:5)

Eu repreendo e castigo a todos quanto amo; sê pois zeloso, e arrepende-te ( Apocalipse 3:1 )

A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção; Mas, a indignação e a ira aos que são contenciosos desobedientes à verdade e obedientes à iniquidade; tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que faz o mal; primeiramente do judeu e também do grego; Glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e também ao grego; (Romanos 2:5-10)

Eu me perguntei então pela lógica:

A sinceridade e fé de uma pessoa no leito de morte que tenta fazer um acordo com deus não demonstraria mais fé que de qualquer outro em diferentes condições? A resposta é SIM!

A fé e a sinceridade de uma pessoa no leito de morte demonstram uma fé imensa muito maior que de um grão de mostarda e isto seria o suficiente para trazer a cura, então por que um suposto deus não cura tais pessoas nesta condição mencionada? A resposta é: Se deus existe ele mentiu, não liga, e não cumpre a promessa.

Muitos ouvem isto da minha boca, dizem que vale apenas a vontade de deus, que não devemos questionar e ele estará preparando um lugar especial para aqueles que se arrependerão e que têm fé, este lugar é no paraíso ao lado de Jesus. Eu considero que a afirmativa desonesta deve ser refletida.

Deus de acordo com a bíblia, sua palavra sagrada e incorruptível, e pela minha lógica básica, se supondo que exista, deveria fazer milagres para aqueles que pedem um direito simples e sincero ante mortem, que é viver, possam viver saudáveis, isto não é difícil para deuses de acordo com as mitologias que leio. As pessoas morrem contra a própria vontade, certamente, e a lei divina não deveria ignorar a fé delas se existisse deuses, pois não interessa uma vida no paraíso, elas pediram para ficar aqui antes de morrer. Outra expectativa de fé, é que as pessoas que têm fome em todo o mundo e desnutrem e secam até urubus comerem suas carnes, pedem para melhorar e com sinceridade tem fé, mas elas têm pecados e isso é julgado e elas são condenadas a ficar suplicando sem receber um milagre, mesmo se arrependendo do pecado. Isso parece mais uma tortura divina, e tenho certeza que se você leu isso e é religioso cristão discordará, pois está alienado. As pessoas fazem guerra e matam contra a vontade divina? O que me dizem é que “uma folha não cai do céu sem que deus permita”, e mesmo isto não sendo bíblico e quem o repete poderá estar condenado por mudar a palavra, ditam outros polêmicos provérbios supersticiosos populares como o famoso “seja feita a vontade de deus”, que está na oração Pai nosso que Jesus deixou supostamente e todo mundo repete sem questionar.
Tudo isto é para compensar um erro religioso que aliena 96% da população mundial que é religiosa.

Cá entre nós, gostaria de sussurrar próximo ao seu ouvido o seguinte, sem gritar para ver se você entende melhor:

A sinceridade de uma criança que está morrendo de tanta fome e sede é contestada? Acha mesmo que pessoas que sofrem tanto e aos milhares sendo a maioria do mundo religiosa e de fé, que estão cometendo pecados piores que os seus? Qual o critério divino para que deus faça milagres para uns e para outros não? Deus não parece selecionar como Hitler fazia, e como a Inquisição fazia? Considera sua religião suficiente para salvar as vidas na terra em um momento de julgamento final, com um deus jogando na cara dos seus amados filhos que fizeram isto ou aquilo? Se você acha que sua fé vai te salvar e te dar um lugar mesquinho no céu ao lado de Jesus, então se você não for salvo a culpa é sua por que ainda sim não teve tanta fé? Toda pessoa em extrema condição de miséria, doença, morte, sendo inocentes e querendo viver não merecem ao menos que os milagres se tornem comuns onde as pessoas possam viver mais com no mínimo água e comida para todos?

A sinceridade "ante mortem" é, sem dúvida alguma, prova de maior fé, mesmo assim as pessoas morrem, o que deveria ser o contrário de acordo com a palavra de deus.

Não há pecado maior do que aquele de julgar outros pecadores por ter um pecado maior que o seu apenas em comparação a sua qualidade de vida com dos africanos da Somália.

E DEUS NÃO EXISTE, SE EXISTISSE FARIA ALGO OU MATARIA TODOS DE UMA VEZ.


Mas sempre pode piorar, imagine o mundo se misturarmos vegans proselitistas com religiosos evangélicos ou católicos. então a fome aumentaria já que cometeríamos pecados incluindo o 11º mandamento “Não podeis comer carne, dos animais que sentem dor”. Esqueci, isto já existe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário