Pesquisa

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Placebo Psicológico

Natural que as pessoas se perguntem sobre a necessidade de ter sensações que estimulem a vida de forma que possam ter continuidade no dia a dia. Sensações que trazem um motivo para tudo que somos. Estas sensações são as responsáveis diretas por:

- nossas decisões, escolhas;
- nossas companhias;
- nossas emoções;
- nossa procriação;
- nossa alimentação entre outros.

Irei falar sobre os sentimentos mais daquilo que a maioria não sabe. As perguntas frequentes que todo mundo procura saber. Uma dessas perguntas me batia à cabeça quando eu era criança, e como sempre eu recebia a seguinte resposta:

“ Os sentimentos são emoções vindas da nossa alma que deus nos deus ao ventilar-nos com o sopro divino...”

Sempre me foi um tanto abstrata esta ideia e não me fazia sentido algum, por isso continuei perguntando. Então alguns diziam que os sentimentos eram:
“ Amor, compaixão, misericórdia, felicidade, alegria, raiva, ódio, medo, tristeza...”

E mesmo assim eu ainda não me contentava com estas articuladas palavras com um ar de beleza de acordo com cada significado. Certamente todos estavam errados. Para saber qual é a resposta para isso, logicamente, que minha trajetória se direcionou para a Biologia. Então eu estudei Enfermagem para estar mais próximo do momento em que as pessoas tinham seus sentimentos de dor, anseio, paciência, ódio, barganha, coragem, medo, tristeza, depressão, e tudo que acontece dentro de hospitais. Mantive estagiando por um período de 1 ano. Nos estágios observava os pacientes, para poder estar mais próximo do momento imediato em que vemos o acontecido e o que os sentimentos fazem com doentes e vítimas nos primeiros 15 minutos dos instantes do ocorrido. Do mesmo modo que ajudei a salvar algumas vidas na emergência em estágio, eu vi outras morrerem mesmo com todo o esforço da equipe de profissionais, certamente tive sentimentos que me afastaram desta profissão. Sentimentos quanto à ética, e a forma de como agir em casos diversos, e desse modo segui para outra profissão: “Administração industrial”. Ainda à frente, comecei a pesquisar dentro das ciências humanas todas as possibilidades da produção dos sentimentos que eu analisei ao ver, que em livros nunca seriam descritas estas experiências do mesmo modo como seu convivi, mesmo que naqueles momentos como enfermeiro, eu não tenha tido a intenção plena de analisar os doentes ou vítimas. Por fim eu comecei a trabalhar em pesquisas Biológicas por conta própria, mas que foi importante para descobrir não só em livros, mas no ato o que realmente são os sentimentos entre outros assuntos mais complexos. Hoje sei que sou um mero estudante curioso de Biologia.

Então eu pergunto aos leitores deste livro:

O que são os sentimentos?
Como estes sentimentos ocorrem?
Os sentimentos são frutos da alma?

Para responder a primeira pergunta, certamente terei que explicar á vocês as outras perguntas. Irei fazer tudo de uma vez!

Para entender nossos sentimentos e de todos os animais, basta conhecer o que são as substâncias produzidas nas glândulas, e quais suas funções. Uma glândula produz ocitocina. Você encontrará sobre esta substância hormonal em qualquer livro ou site wiki na internet, mas eu usarei os livros:
Lehninger Princípios da Bioquímica 3ª Edição de David L. Nelson e Michael M. Cox e o Tratado de Fisiologia médica 9ª Edição de Arthut C. Guyton.

A ocitocina é produzida no hipotálamo. Para entender onde fica e qual a importância do Hipotálamo, então basta ler a breve descrição abaixo:

Hipotálamo: Glândula localizada no cérebro, entre os hemisférios do cérebro, abaixo de um núcleo de ramificações de neurônios do próprio cérebro. Junto com a Hipófise esta glândula estimula todas as outras glândulas, a produzirem hormônios em efeito dominó, para que o organismo possa se orientar de acordo com o que vê, toca, cheira, saboreia, ouve. O Hipotálamo liga todo o sistema nervoso com o sistema de liberação de substâncias responsáveis pelo bom funcionamento do sangue, chamado de Sistema endócrino

Sabendo do modo mais simples, porém menos adequado o que é esta glândula é fácil deduzir que o hipotálamo além de produzir a ocitocina e prolactina entre outros estimulantes de outras glândulas então qualquer um pode analisar o seguinte:

O pâncreas é uma glândula que produz insulina e enzimas digestivas, estimulada pelo hipotálamo e hipófise, dentro da necessidade do organismo. Sem enzimas digestivas não é possível digerir alimentos no aparelho digestório: boca, esôfago, estômago, intestino delgado.
Os ovários e testículos não produzem hormônios do crescimento, feromônios para atração sexual, espermatozóides e óvulos, entre outras coisas importantes.
Outras glândulas como sudoríparas produzem o suor para equilíbrio do calor.

Veja que interessante, que todo estímulo é baseado em reação química, e nada mais. Substâncias estimulando o organismo a produzir outras, que externamente nos farão sentir a interpretação de algo abstrato, mas que na verdade é uma ocorrência materialista.

Materialista?

Sim, afirmo que tudo que sentimos no decorrer da vida é tudo graças aos hormônios e glândulas existentes em nós e em todos os animais. Sentimentos são baseados apenas em reações químicas que não são tão complexas em sua compreensão. Tornam-se complexas na seguinte ocasião:

Exemplo 1:

Um garoto com 12 anos cresceu 20 cm em 3 meses, ele está atraente para a maioria das garotas da sua idade. Vive cansado de tanto se exercitar entre quatro paredes, pois sente a necessidade de explorar seu corpo. Este mesmo garoto, de 170 cm de altura sente atração por uma garota. Eles são cristãos, dizem á eles que tudo que sentem é amor. Não conseguem ficar longe um do outro, e quanto próximos o coração bate mais forte, a testa esquenta, e ficam excitados, com beijos e carinhos. Sentem um gelo na barriga, e a necessidade de ficarem juntos é tida como um sentimento que eles chamam de Amor, pois os adultos disseram que é isso. As regras de seus pais são de manter contida esta necessidade até o casamento, eles terão que lutar contra este estímulo natural até completarem a maioridade logicamente, pois a idade ainda não é compatível para algo além. Enfim todo jovem gosta do que é proibido, pois a sensação é mesma de pular de paraquedas, sentem medo, e dizem que dá uma adrenalina.

Enfim analisando dois sentimentos:

Amor: níveis altos de ocitocina liberados por estímulos externos de toque íntimo como beijo e carinho em áreas sexuais como barrica, nádegas, seios, e boca.  A ocitocina estimula o pâncreas a produzir insulina para gerar energia através da glicose no sangue que deixará o casal pronto para o ato mecânico do sexo. Ocorrem os estímulos das supra-renais que são glândulas produtoras do hormônio adrenalina que fará músculos como o coração se contrair com mais força, a sensação de gelo no estomado se dá por sangue fluindo mais rápido em busca de mais oxigênio nos pulmões. Sudorese produzida pelas glândulas sudoríparas para aliviar o calor. Isso acontecento constantemente mesmo sem o ato mecânico do sexo, irá dar uma condição de vício ao organismo que irá se acostumar com estas substâncias como muito necessárias no corpo. Então o amor é causado pela secreção da ocitocina e prolactina para prontificar o corpo para a procriação, e isto irá se tornar uma necessidade do organismo, pois vale tudo para procriar até produzir o amor.

Depois deste exemplo irei explicar que dentro de uma igreja sentimento de amor, misericórdia, religiosidade, o próprio fogo do espírito santo, a oração, a exaltantes palavras a supostos deuses, são frutos de um sistema de glândulas viciando o corpo para que os organismos complexos em um grupo possam interagir entre si em comunicação e expressão corporal religiosa.

Exemplo 2:

Sentindo o espírito santo: Um cristão, está estimulando a produção de hormônios no seu corpo iniciados pela glândula hipotálamo e hipófise, pois está dentro de uma igreja orando, e glorificando seu suposto deus. Esta necessidade a procura de sentir seu deus, ele usará a imaginação, que é baseada em tudo que leu na bíblia, usando a visão na bíblia. Irá se estimular com tato dando à famosa “ a paz “irmã(o)”. Com a visão mesmo que inconsciente irá analisar a o sexo oposto ali. Com a audição irá ter o maior estímulo que é a “euforia” dos pastores incentivando a busca a seu suposto deus, e fazendo-o acreditar que irá sentir o espírito santo. Ele do mesmo modo como no exemplo do amor acima irá estimular inconscientemente outras glândulas a produzir outras substâncias para gerar a sensação: Calor, amor, excitação, felicidade, prazer, e alucinação.

Alucinação?

Sim, pois uma das substâncias secretadas pelas glândulas. Uma substância causadora de sensações e sentimentos na alucinação tanto visual, como auditiva, é a DMT. Esta substância é um hormônio produzido na glândula pinal, estimulada pelas glândulas mestras (hipotálamo, hipófise). A DMT tem a característica peculiar de inibir a produção de serotonina que ajuda nas transmissões correta dos impulsos nervosos (sinapses), causando leves alucinações auditivas. Esta euforia somada com outros estímulos causou alucinações maiores.

No shamanismo, entre outros existem também uso de plantas para ampliar esta sensação. A diferença é que no cristianismo, hinduismo, espiritismo e islamismo a imaginação vai longe. Outras religiões necessitam de plantas para obter estes estímulos. No cristianismo a base da alucinação é o amor platônicamente induzido e acondicionado por senso comum que surge estimulado pela ocitocina que libera as outras substâncias hormonais em efeito dominó. Estes ciclos dominó causará um tipo de vicio pois estes hormônios controlam  o metabolismo, ou seja, tudo que a pessoa faz, e é sintetizadas pelas glândulas.

Alguns hormônios que causam um efeito de dependência e são sintetizadas pelo nosso corpo são:

Ocitocina: Em forma sintétizada em laboratório, esta Droga(hormônio) é usada para aceleração do parto pelos profissionais de medicina, adicionada ao soro fisiológico, ampliam as contrações intrauterinas, para um parto menos doloroso devido ao tempo ser menor. Produzida pelo hipotálamo dos mamíferos.
Adrenalina ou epinefrina: Existe sintetizada em laboratório para uso clínico, é também secretada pelas adrenais -supra renais - que ficam posicionadas na parte anterior e superior dos rins dentro da cavidade abdominal. Em caso clinico é muito usada para emergências como no PCR - parada cardio respiratórias - acelerando os batimentos cardiovasculares normalizando um sinal vital que é o pulso. Em situação normal e metabólica nós necessitamos que estas glândulas secretem hormônios para que nosso coração continue batendo corretamente. O coração é diretamente estimulado all time pelos hormônios adrenais. Então, quando sentir o gelo na barriga e o coração palpitante ao ver uma mulher ou homem, saiba que isto é adrenalina natural sendo injetado diretamente na sua aorta, e cava, percorrendo toda sua corrente sanguínea, e isto vicia se você experimentar todo tempo ver esta pessoa na sua frente, chegará um momento que você não pode mais suportar ficar longe dela ou dele.
Serotonina: Estimula os impulsos nervosos por ser um neurotransmissor, responsável pela resposta as ações do ambiente contra nós. Sua deficiência causa depressão, alucinação, pois é controladora do  apetite, sono, etc. Produzida pelas células nervosas. Quanto menos serotonina mais hormônio sexual, mais amor, a depressão é um indicador de falta de amor, e o amor é relacionado ao sexo (leve em conta a explicação para o sentimento “amor”). Quanto mais serotonina menos amor, menos libido, mais razão, mais alegria, mas nem por isso existe a inibição sexual, pois existem níveis de equalização dos estímulos que não é o caso da maioria dos religiosos sem precisar generalizar.

Agora que todos sabem como funciona mais ou menos nossos sentimentos, posso afirmar com tranquilidade:

A ideia de um deus é maravilhosa, levando em conta que a necessidade de amar é primordial para que o ser humano entre outros animais possam procriar e sobreviver, transmitindo seus genes à nova geração. Mesmo assim me sinto a vontade em dizer que os sentimentos não vêm da alma, e nem existe a alma e que não podemos senti-la, de acordo com o que é ou não o sentimento abstrato ou concreto em nosso organismo. Dessa forma depois que morremos não resta nada, a não ser nossos tecidos sendo degradados,  oxidados, decompondo, para alimentar a vida minúscula que nos rodeia, como as miíases. Então, por que o ser humano não se baseia em niilismos, e se firma com convicção em uma vida após a morte, ou até, alguns dizem que os espíritos de pessoas mortas estão a nossa volta, mesmo a ideia de espíritos serem ótimas para criação de filmes e de livros de ficção. A minha hipótese afirma que se os sentimentos podem ser algo tão importante para todos nós, e uma breve avaliação descreve todos nossos sentimentos como basicamente uma reação química interpretada pelo cérebro, como não dizer que a existência de deus e o que os religiosos sentem por esta divindade, está relacionado com substâncias químicas que inferem ao nosso racionalismo. A ideia de que todos nós, seres ignorantes e ignorados, "é precisarmos de uma força maior que nós?". Esta força imagiária e alucinadora de mentes estão dentro de nós é estimulada por glândulas e substâncias, que  indicam ás nossas células o que fazer, como mensageiros químicos. Uma suposta divindade surge do homem para proteger o próprio homem, simplesmente por que temos medo de morrer, e achamos que é importante acreditar em uma vida após a esta, sendo que ninguém voltou para dizer:

Olha, estou aqui vivendo bem no outro lado, e esta ideia de hormônios fazendo alucinações sobre divindades é mentira ou uma confusão. Deus existe e não é uma criação do homem e eu estou com ele.

Nem Jesus, Buda, Ghandi, Xavier entre outros sacerdotes ainda não voltaram para dizer que a ciência esta errada em relação ao que sentimos e vemos. Apesar que tenho a impressão que Ghandi esta vivo mesmo parecendo um zumbi.

Tudo que é físico existe, o que é abstrato é pura reação química de drogas sintetizadas que nos viciam ao que mais precisamos no instante de tristeza, é um tipo de autodefesa que nosso cérebro usa para nos manter ativos, e cria deus como um Placebo psicológico.

Bibliografia

Tratado de Fisiologia Médica 9ª Edição- Medic Doctor  Arthur C. Guyton.
Lehninger Princípios da Bioquímica 3ª Edição – David L. Nelson e Michael M. Cox




Marcelo dos Santos Pereira - 16/02/2011

Videos de Charlatanismo Religioso

1 - secret of levitation in india



 

 Este video esclarece uma estranha habilidade de um monge hindu: Levitação!
As pessoas o consideram poderoso e rendem devoção a ele, até que foi desvendado qual a fonte de seu poder de levitar. Um truque fraco e de mal gosto mas que fazia as pessoas acreditarem no que viam. A fé é um dos maiores males da humanidade já que não exige provas e metodologia.


2 - supernatural revealed in india


 Este homem também dizia possuir uma habilidade: Remover espíritos e lançá-los para um côco. Uma mulher indiana foi levada até sua presença, pois ela supostamente estava possuida, como no filme exorcista, passando mal e vomitando. Ele possui um côco na mão direita, e com a esquerda suga o suposto espírito com e o aprisiona dentro do côco, ele larga-o e este sai rolando como com vontade própria. O suposto poderoso homem Hindu com a roupa laranjona dos infernos, pega o côco joga água, supostamente sagrada e diz que esta matando o espírito, então ele quebra o côco que possui em seu interior um líquido vermelho que ele insinua ser sangue. Mais é um truque barato com um ratinho que parece até o Cérebro dos animaniacs, e uma pedra de sódio, água, e dois cocos. 

3 - Crianças Bruxas: Acusadas em Nome de Jesus - legendado


 A mente humana é maquiavélica, agora fizeram incapazes/crianças tornarem-se bruxos/feiticeiros. A fé deste povo na Nígéria é responsável pelos maiores crimes contra humanos, como: tortura, cárcere, abandono ao incapaz, e execução sumária inquisitória. Pastores de Igrejas baseadas no evangelho atendem Pais Africanos com problemas financeiros e explicam que a causa dos problemas vem de feitiço. Os pais perguntam se os pastores podem dizer quem são os feiticeiros, e os pastores dizem "É aquele seu filho(a)". Os pais perguntam como viraram feiticeiros se são apenas crianças inocentes, e os pastores dizem que foram possuídos por espíritos maus. Os pais perguntam, como podemos tirar isto dele, e os pastores dizem que apenas oferecendo dinheiro para deus que farão gratuitamente. Os pais sem grana vão embora e recorrem as suas religiões de raiz, e pregam pregos na cabeça das crianças, dão lhe banhos de água fervente, amarram-nos na savana, entre outros tipos de maldade a incapazes. Eu falo de crianças de 3 até 12 anos.

This is truth?

O que você acha que é a "verdade"?

 Talvez a resposta não seja aquela que eu ouvi o tempo todo na minha infância, de que a verdade está na fé.
 Você não consideraria a verdade, apenas como sendo um conjunto de informações de respostas contrárias, para aquelas experiências em que você esteve mentindo?

 Todos mentem, mas a verdade é tudo aquilo que você expressa quando não têm alternativa. Quero dizer que quando você sente que mentir não lhe ajuda na vida, então surge  á reflexão de mudança de atitude. A verdade não pode ser aquilo que lhe dizem:

- Como fazer?
- Como Agir?
- Como pensar?
- Como ler?
- Como trabalhar?

 Tudo é um tanto confuso no ponto de vista seu? - mas não no ponto de vista daquele que lhe responde? Dessa forma será natural que você sentirá a verdade apenas refletindo por si próprio, hoje ou amanhã, um dia desses, você vai conseguir analisar com a simplicidade da verdade que eu lhe contarei. As pessoas só precisam de um empurrão para dar um passo correto. O que quero dizer é que erramos o tempo todo. Queremos contar a verdade, , mas não conseguimos. Isso é mórbido, sendo que nossos pensamentos e ações são verdadeiros para nós, mas se você pensar em alguém com outra cultura em outro país no exato momento que pudesse contar o que fez, certamente, que esta pessoa não acreditaria. Ao compartilhar com você o que ela fez, certamente, você não acreditaria. Isso por que esses momentos estão em espaço/tempo diferentes. Mesmo assim seriam "verdade" para os dois, individualmente, aqueles dois assuntos contados. Então o que impede de um questionar o outro sobre a experiência obtida em lugares diferentes com há mesma hora especificada.

 Hipótese da Verdade

 1º caso: Um homem que vive na índia em meados de 5000 anos atrás diz para seu clã que um ser de quatro braços destruiu sua plantação com fogo. O homem desesperado disse que este ser chamava-se Shiva. A história é contada por todo lado.
 2 º caso: Um tempo depois um homem hebreu vive nos desertos do mediterrâneo e em meados de 5000 anos atrás diz para seu clã que um ser maligno destruiu sua plantação com fogo. O homem desesperado disse que este ser chamava-se de Gin.

 Percebem que as ocasiões são as mesmas nos dois casos, mas mudando apenas a etnia/país e o nome das criaturas, temos uma religião hindu no primeiro caso e uma religião arábica no segundo caso. Isso é o famoso telefone sem fio. A coincidência dos relatos se dá a capacidade do homem de mentir para não ser atribuída a culpa a sua falta de discernimento das coisas em que ele vivência e isso lhe darão a ferramenta para controlar povos politicamente mais adiante. Todos começaram a temer estas criaturas não necessariamente nesta época dos casos demonstrados.

  Então qual dos dois é verdadeiro? Se levar em consideração que diversas religiões se parecem então a verdade é que eles inventaram isso por que ainda não conheciam o clima ou o território em que viviam, não possuíam os métodos científicos de hoje, então a imaginação por causa do cérebro desenvolvido, à pouco, fluía. Então logicamente que o fogo na plantação indiana em relação ao fogo na plantação arábica pode ser a mesma causa, ou seja, um relâmpago na plantação seca de cereal prestes a ser colhido. Devido a falta de conhecimento agrícola, e sem as ciências adequadas o mais fácil foi direcionar a culpa para supostas criaturas que ninguém nunca viu, mas que todos deviam acreditar, pois os homens destas plantações na época eram os líderes das futuras cidades. Como explicar um trabalho de meses destruído, logicamente que é mais fácil quando não se têm o empirismo/método científico, então, basta criar uma desculpa.

 Então mentir é algo usado desde muito tempo? - Para explicar aquilo que não se entende?! É, e sempre será o método mais fácil.

 A mentira se torna algo grande, se torna a verdade, quando considerada por uma grande massa, e se torna a "Verdade absoluta", e só se basta crer/ter fé.

"Acreditar" é o mesmo que "ter a fé"!


É a  ferramenta mais forte para sustentar uma mentira por milhões de anos. Outra ferramenta é contar uma mentira com o ambiente à volta desse modo abaixo:

 O mundo está aquecendo e irá acabar em 2012 segundo a profecia maia! Levando em consideração que o aquecimento global derrete as geleiras então pode acabar tudo como outro dilúvio.

 Estes assuntos são mentirosos, pois não há como saber nosso futuro, mas muitas pessoas acreditam de acordo com a mudança climática e tudo o que acontece a nossa volta. Eu prefiro dizer a verdade a todos: O mundo não acabará em 2012 por causa de uma profecia medieval de um calculo de civilização primitiva de acordo com um calendário primitivo. Se isso fosse verdade no mínimo conhecíamos estes cálculos com a tecnologia muito mais avançada que um calendário maia. O mundo não acabará em dilúvio, pois nunca poderia ocorrer isso, pois a água no nosso planeta, nos lençóis freáticos, nos mares, nos rios, nas nuvens, em nós, mesmo que toda esta água estivesse sobre a superfície da terra ainda sim os estragos seriam apenas diante das cidades litorâneas e não nas cidades montanhosas, então o mundo não acabaria assim. O que poderia ocorrer é que o aquecimento global modificará o nosso clima, mas o ser humano com toda a tecnologia existente basta deixar de ser hipócrita e diminuir a quantidade de gases poluentes, mas o que está ocorrendo é que existem no mínimo 40 automóveis novos nas rodovias, e 150 novas fábricas inauguradas todos os dias, a verdade é que inibindo a emissão de gases e a todo mundo se salva do clima pesado, ou todos devem se adaptar ao novo ambiente.

"Todo mundo mente" say Dr. House, mas eu completaria que de acordo com a bíblia " Todo mundo mente, até deus!" (Êxodo 20:16 referente ao mandamento de não levantar falso testemunho contra seu próximo, em I Reis 22:22-23 refere-se a deus enviando um espirito de mentira, sendo conivente a colocar seu plano diplomático em ação para castigar pessoas.

A mentira pode ser usada para manter a política da boa vizinhança, e muitos países chama a mentira de diplomacia e o que estou dizendo é a "Absoluta verdade", por que me parece que você concordou.  Marcelo dos Santos Pereira - 24/01/2010

Limitações bíblicas


Primeiramente afirmo que tudo que está dentro da limitação de transporte da época seria considerado um tipo de fronteira para aqueles que escreveram a bíblia. Irei contar as fronteiras de acordo com a própria bíblia, não irei usar outro livro, pois desta forma estarei desmembrando uma hipótese de que:

Os autores da bíblia não foram inspirados por nenhuma divindade, pois eles estavam limitados a contar suas histórias apenas onde o transporte os levou, portanto, se uma divindade onisciente tivesse inspirado estes autores como Paulo de Tarso afirmou, certamente teria na bíblia a descrição de outros povos que possuíam civilização como: Maias, Astecas, Incas, Vikings, Celtas, Mongóis, Bretões, Ísads, Japoneses, Siux, Aborígenes australianos, Africanos, Tupinambás. Então um como não existe estas civilizações na bíblia eu descarto totalmente a ideia de que autores bíblicos foram inspirados por um deus onisciente. Se eu insistir em dizer que estes autores bíblicos foram inspirados por um suposto deus então esta mesma divindade assim, não é onisciente. A inspiração a meu ver é como se basear em algo, ou em alguém, talvez em algum tipo de reflexão divina de acordo com o que Paulo de Tarso mencionava, esta inspiração era como se a bíblia fosse à palavra de deus. Isso não é verdade, pois as diversas contradições não poderiam surgir da voz de uma divindade que inspira os autores bíblicos, seria como um fiel dar a autoridade de seu deus uma referência hipócrita e herética dizendo do seres humanos especiais ouviram deus e escreveram o que ele disse dando a ideia de inspiração divina. A consideração de que este conjunto de livros é verdadeiro diante de uma condição arqueológica é afirmativo, mas nunca poderá ser um sopro divino, pois a própria bíblia é claramente derivado dos livros islâmicos e judeu. O livro islâmico é o alcorão escrito por um dos filhos de Abrão, outro é o torá escrito pelo outro filho de Abrão. Então a verdade nisso é que todo o cristianismo é baseado em uma história contada por um homem a sua própria família: Abraão o patriarca, Isaac filho e Ismael.

Descrevendo melhor a hipótese dentro da bíblia que hoje é tida como a palavra de deus por mais de metade da população da terra, não por fé mas por alienação, irei descrever alguns mapas da bíblia atual.

1 - Mapa Biblico: O mundo antigo com a rota de Abraão nas setas vermelhas.

Abraão fez a rota abaixo à pé, e em lombos de animais, e vemos que não explorou neste primeiro momento outros lugares do território mesopotâmico.




Fonte: Imagem do Google


1 - Mapa Biblico:Impérios Babilônico, Persa e grego
 Vemos o contraste entre estes impérios, que utilizavam da força para ampliar territórios, e segundo as descrições biblicas as fronteiras se mantém mesmo dentro do poder impérial das três maiores civilizações da época.




 Fonte: Imagens do Google

3 - Mapa Bíblico: Império Romano nos tempos de Cristo.

 Basta olhar novamente depois de mais de 1600 anos ainda as fronteiras do suspiro divino continuam a mostrar que os povos ampliavam seus territórios mas principalmente os Romanos que estavam no auge do domínio.



   Fonte: Imagem do Google


4 - Mapa Bíblico: Viagem de Paulo a Roma (60 d.C)


 Neste podemos analisar um detalhe que é a utilização de um transporte marítimo, que Paulo usou para criar uma rota alternativa mais rápida, e mesmo assim com a evolução de andar à pé para utilização das navegações em mares calmos considerando os oceanos, podemos ver que não existem rotas para fora da mesma região em mais de 2000 anos desde Abraão até Paulo a evolução para o transporte foi mínima em comparação aos Vikings, que não foram declarados na bíblia, nem por profecia, e em 793 d.C que nesta época já tinham chegado na América na ilha da Groelândia, guiados por Eric o vermelho, com suas embarcações poderosas a remo e vela, os Drakkars, que possibilitavam controle sobre as correntes marítimas.




        Fonte: imagens do Google


         
       Fonte: imagens do Google


 Então eu pergunto:

Se Deus é onisciente e suspirou no ouvido de autores bíblicos como Moisés, Josué, Samuel, Esdras, Neemias, Salomão, Jeremias, Ezequiel, Oséias, Amós, Jonas, Naum, Isaias, Daniel, Joel, Davi, Obadias, Ageu, Malaquias, Habacuque, Marcos, Paulo, Mateus, Lucas, Judas, João por que este deus que sabe tudo não contou sobre os povos fora das fronteiras do Oriente Médio? 


Confiram na suposta palavra do deus judaico cristão a afirmativa de que este livro é inspirado por deus e incorruptível: 
II Timóteo 3:16-17: Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
II Pedro 1:21: Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.
Provérbios 30:5 : Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele.
Mateus 5:17-18 : Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrigar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido. 
Apocalipse 22:18−19 Por que eu testifico à todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro. 

Bibliografia: 
A Bíblia Sagrada, 
Viking - Enciclopédia Britânica, 
História geral ensino médio


Link : 
The Norse discovery of America. 
Os vikings no Wikipédia


Marcelo dos Santos Pereira - 24/04/2010

Intercâmbio ao Contrário?

Há uns 3 anos atrás existia um tipo de competição para intercâmbio: Brasileiros estudantes realizavam intercâmbio procurando Estados Unidos, Inglaterra, Japão, Portugal entre outros.


Atualmente: Alunos do exterior se interessam pela economia brasileira e a forma como nossas universidades federais estão propondo uma vida melhor para gringos preparando-os para o mercado de trabalho. 


Em 2008 em um curso de Administração havia 30 alunos de intercâmbio, hoje temos no mesmo curso 90 alunos. Considere que a mistura de culturas modificará a cultura religiosa atual, promovendo novas estruturas religiosas como aconteceu a uns 400 anos atrás com a colonização do Brasil, da mesma forma aquela época indicava uma nova terra, com melhores recursos, com trabalho e futuro para os jovens estudantes portugueses, hoje não é diferente, por mais que consideremos o país em condição ruim, para os gringos aqui é o paraíso pois proporciona uma base financeira e climática sem interrupções cataclísmicas.

Abaixo a opinião de estudantes e profissionais.

Lucas
Pô bem interessante e é uma coisa que realmente faz sentido pois o Brasil conta com ótimas Universidades o problema é que mesmo no seculo 21 ainda tem pessoas com o complexo de "vira-lata" que acha que tudo que vem de fora é melhor como música, roupa, ensino entre outros.
Bem interessante esse tema valeu!

Stian
Morei ai por muitos anos e afirmo que é um bom país para um 'gringo' enriquecer ou pelo menos, não ter problemas financeiros desde que tenha algum fundo de suporte. Tudo ai é muito barato em relação à Europa [pelo menos]. Por outro lado, o Brasil ainda é um país que está crescendo, falta muita coisa, tem uma 'fama ruim' quando se trata da cultura [pelo menos em berlin e oslo] e bem estar nos grandes centros. A estrutura de transporte e saúde não são as melhores, vocês sabem melhor que eu.. isso pode causar algum estranhamento e mal estar.. Quanto aos estudos, em algumas areas é realmente muito bom, mas acredito que depois de formado, a maioria dos alunos volta para seus países de origem porque não é fácil se adaptar ao Brasil e ao cotidiano dai... Na Alemanha, 'a vida é mais fácil', mais fácil arrumar emprego com um bom salário, alugar imóveis, burocracias em geral.. Talvez, se o Brasil não fosse tão complicado nesses pontos, mais gringos iriam morar ai e dai sim eu acreditaria numa mudança cultural significativa no que diz respeito às crenças.

Comentário Brasil em números la fora é bem atrativo, mas só quem ta aqui sabe a merda que é (no geral!) minha faculdade tem ótimos professore, bastantes completos! muitos com vários cursos superiores fora do Brasil. qualidade de ensino superior no Brasil é muito boa! pena que quem sai da escola publica não consegue absorver tudo com qualidade por causa da péssima administração do Governo!


O que tenho a concluir é que de certa forma o Brasil é muito grande, o controle da demografia e do território ainda não é dominado pelos chefes de estado. Eu entendo, que países da Europa possuem melhor estrutura pois são pequenos do tamanho de estados brasileiros, mas com uma diferença, "cada um possui um Presidente ou Rei." Podem fazer a pergunta, "o que um presidente ou rei modifica na estrutura financeira e política do país de acordo com a extensão territorial? Muda tudo, pois Rei ou Presidente de país pequeno pode pensar melhor com menos informação, pois o povo é pequeno, a mão de obra também é pequena mas com qualidade, com poucos hospitais terá o suficiente para atender o povo, com pouca infraestrutura terá o povo satisfeito, e para entrar mais dinheiro basta comprar barato e vender caro, assim não perderá seus recursos e atrairá recurso financeiro. Em um país grande os estados possuem governadores que não detem todo o poder de presidente. Em país grande existe grande força militar mas para isto existirá o problema de cuidar de todo o povo com eficiência, pois precisa de mais infraestrutura, mais mão de obra, mais em tudo, e administrar isto causa falhas graves que são refletidas para algum lado, por isto países pequenos podem ficar mais ricos que países grandes, lógico que dependendo da estratégia países grandes podem crescer. 

Em geral tudo depende dos habitantes e da gestão do estado.

Eu posso dizer que "Acredito" que o Brasil irá se tornar mais estruturado quando o povo quiser estudar de verdade. Um povo esforçado e procurando deglutir conhecimento de tudo pode mover o país ao topo tranquilamente. 
Hoje em dia as pessoas não falam de política não conhecem candidatos, e não se conhecem, e muito menos conhecem as ciências básicas. O indice de alunos no ensino médio com nota 5,5 para conhecimentos básico é de 67% em outras fontes pode existir outros percentuais, isto não importa, o que é curioso é a falta de interesse de um povo gigante como no Brasil no básico como Matemática, Fisica, Quimica, Biologia, Geografia e História.

Gostaria de deixar uma frase: 

O estudante de verdade pode ser autodidata pois este possui vontade sem a obrigatoriedade em aprender, então se 200 milhões de brasileiros não formados em curso médio ou superior procurarem aprender com autonomia qualquer ciência nosso nível de QI aumentaria e seria mais simples realizar qualquer tarefa, um certificado seria apenas um símbolo, então o melhor no momento mesmo que seja pouco é deixar de dizer que por que "sou pobre não tenho como aprender nada, e faculdade é para poucos". Marcelo dos Santos Pereira 19/09/2011