Pesquisa

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Intercâmbio ao Contrário?

Há uns 3 anos atrás existia um tipo de competição para intercâmbio: Brasileiros estudantes realizavam intercâmbio procurando Estados Unidos, Inglaterra, Japão, Portugal entre outros.


Atualmente: Alunos do exterior se interessam pela economia brasileira e a forma como nossas universidades federais estão propondo uma vida melhor para gringos preparando-os para o mercado de trabalho. 


Em 2008 em um curso de Administração havia 30 alunos de intercâmbio, hoje temos no mesmo curso 90 alunos. Considere que a mistura de culturas modificará a cultura religiosa atual, promovendo novas estruturas religiosas como aconteceu a uns 400 anos atrás com a colonização do Brasil, da mesma forma aquela época indicava uma nova terra, com melhores recursos, com trabalho e futuro para os jovens estudantes portugueses, hoje não é diferente, por mais que consideremos o país em condição ruim, para os gringos aqui é o paraíso pois proporciona uma base financeira e climática sem interrupções cataclísmicas.

Abaixo a opinião de estudantes e profissionais.

Lucas
Pô bem interessante e é uma coisa que realmente faz sentido pois o Brasil conta com ótimas Universidades o problema é que mesmo no seculo 21 ainda tem pessoas com o complexo de "vira-lata" que acha que tudo que vem de fora é melhor como música, roupa, ensino entre outros.
Bem interessante esse tema valeu!

Stian
Morei ai por muitos anos e afirmo que é um bom país para um 'gringo' enriquecer ou pelo menos, não ter problemas financeiros desde que tenha algum fundo de suporte. Tudo ai é muito barato em relação à Europa [pelo menos]. Por outro lado, o Brasil ainda é um país que está crescendo, falta muita coisa, tem uma 'fama ruim' quando se trata da cultura [pelo menos em berlin e oslo] e bem estar nos grandes centros. A estrutura de transporte e saúde não são as melhores, vocês sabem melhor que eu.. isso pode causar algum estranhamento e mal estar.. Quanto aos estudos, em algumas areas é realmente muito bom, mas acredito que depois de formado, a maioria dos alunos volta para seus países de origem porque não é fácil se adaptar ao Brasil e ao cotidiano dai... Na Alemanha, 'a vida é mais fácil', mais fácil arrumar emprego com um bom salário, alugar imóveis, burocracias em geral.. Talvez, se o Brasil não fosse tão complicado nesses pontos, mais gringos iriam morar ai e dai sim eu acreditaria numa mudança cultural significativa no que diz respeito às crenças.

Comentário Brasil em números la fora é bem atrativo, mas só quem ta aqui sabe a merda que é (no geral!) minha faculdade tem ótimos professore, bastantes completos! muitos com vários cursos superiores fora do Brasil. qualidade de ensino superior no Brasil é muito boa! pena que quem sai da escola publica não consegue absorver tudo com qualidade por causa da péssima administração do Governo!


O que tenho a concluir é que de certa forma o Brasil é muito grande, o controle da demografia e do território ainda não é dominado pelos chefes de estado. Eu entendo, que países da Europa possuem melhor estrutura pois são pequenos do tamanho de estados brasileiros, mas com uma diferença, "cada um possui um Presidente ou Rei." Podem fazer a pergunta, "o que um presidente ou rei modifica na estrutura financeira e política do país de acordo com a extensão territorial? Muda tudo, pois Rei ou Presidente de país pequeno pode pensar melhor com menos informação, pois o povo é pequeno, a mão de obra também é pequena mas com qualidade, com poucos hospitais terá o suficiente para atender o povo, com pouca infraestrutura terá o povo satisfeito, e para entrar mais dinheiro basta comprar barato e vender caro, assim não perderá seus recursos e atrairá recurso financeiro. Em um país grande os estados possuem governadores que não detem todo o poder de presidente. Em país grande existe grande força militar mas para isto existirá o problema de cuidar de todo o povo com eficiência, pois precisa de mais infraestrutura, mais mão de obra, mais em tudo, e administrar isto causa falhas graves que são refletidas para algum lado, por isto países pequenos podem ficar mais ricos que países grandes, lógico que dependendo da estratégia países grandes podem crescer. 

Em geral tudo depende dos habitantes e da gestão do estado.

Eu posso dizer que "Acredito" que o Brasil irá se tornar mais estruturado quando o povo quiser estudar de verdade. Um povo esforçado e procurando deglutir conhecimento de tudo pode mover o país ao topo tranquilamente. 
Hoje em dia as pessoas não falam de política não conhecem candidatos, e não se conhecem, e muito menos conhecem as ciências básicas. O indice de alunos no ensino médio com nota 5,5 para conhecimentos básico é de 67% em outras fontes pode existir outros percentuais, isto não importa, o que é curioso é a falta de interesse de um povo gigante como no Brasil no básico como Matemática, Fisica, Quimica, Biologia, Geografia e História.

Gostaria de deixar uma frase: 

O estudante de verdade pode ser autodidata pois este possui vontade sem a obrigatoriedade em aprender, então se 200 milhões de brasileiros não formados em curso médio ou superior procurarem aprender com autonomia qualquer ciência nosso nível de QI aumentaria e seria mais simples realizar qualquer tarefa, um certificado seria apenas um símbolo, então o melhor no momento mesmo que seja pouco é deixar de dizer que por que "sou pobre não tenho como aprender nada, e faculdade é para poucos". Marcelo dos Santos Pereira 19/09/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário